A história da Sociedade Rio Branco
1896
Famílias alemãs residentes em Cachoeira do Sul, uniram-se para a prática de atividades recreativas e esportivas.
Fundaram o Schütze Verein Eintracht que tinha como sede um pequeno chalé pertencente à Maria Egípcia da Fontoura Cavalheiro, situado em terreno próximo do local ocupado hoje pela antiga Agência da Companhia Estadual de Energia Elétrica - CEEE.
Em 23 de setembro de 1899, a sociedade passou a chamar-se Union Cachoeirener Burgerverein (União dos Cidadãos Cachoeirenses) e conservou este nome até a dissolução da União, quando retomou sua primeira denominação por decisão em assembléia.
A finalidade da sociedade era servir de ponto de reunião dos descententes alemães, incentivar a fala do idioma alemão e, assim, oportunizar aos cidadãos de língua portuguesa o conhecimento dos usos e costumes alemães.
Tinha como objetivo proporcionar, além de lazer, desenvolvimento social do associado, instrução do tiro ao alvo, prática de ginástica e tênis.
21 de Março de 1939
A Sociedade passou a denominar-se a Sociedade Concórdia
6 de Fevereiro de 1943
A Sociedade passou a denominar-se Rio Branco
Dias atuais
A Sociedade Rio Branco promoveu uma intensa campanha para recuperar seu quadro social, que se resumia aos mais antigos sócios, garantindo assim capacidade de investimento para que o clube possa oferecer comodidade, lazer, esporte e entretenimento aos associados.